Projeto fotográfico mostra atendimento humanizado no HC às vítimas da covid-19
Com o nome "Imagens do Cuidado", os registros fotográficos a seguir mostram o trabalho das equipes de saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP no atendimento aos pacientes de covid-19, na maior ação da história do Hospital.

Criado em 2012, o Núcleo Técnico e Científico de Humanização do HC é o responsável pela política de humanização do hospital e pelo desenvolvimento da cultura do cuidar em todas as práticas de atenção, gestão e ensino. As fotos buscam registrar o trabalho do núcleo, visível em pequenos detalhes, como na qualidade das relações entre as pessoas. Nas legendas, as palavras são da coordenadora do núcleo, professora Izabel Cristina Rios.

Navegue nas setas laterais para ver as imagens
Enfrentamento à pandemia no HC
Em 2020, o mundo se surpreendeu com a pandemia causada por um vírus até então desconhecido. Altamente contagiosa e potencialmente grave, a doença trouxe consigo separação, solidão, medo, sofrimento.
Um Instituto adaptado para o combate
O Hospital das Clínicas da FMUSP, com 76 anos de história e tradição, readequou seu instituto mais antigo, o Instituto Central, e o colocou em prontidão para a missão de cuidar das pessoas afetadas pela covid-19 com ciência, estratégia e humanização
Humanização: a arte de cuidar
Para a equipe do Núcleo de Humanização do HC, humanização é o exercício de valores como respeito, compaixão e dedicação no jeito de cuidar da saúde das pessoas.
"Mesmo quando a doença impõe distância e rigorosa antissepsia, a humanização requer estar junto. Estar junto que se revela nos atos e gestos do cuidado humanizado."
Paramentação que protege do ambiente, não do contato
O cuidado humanizado transparece em delicadas manifestações de atenção, empatia e compreensão durante o cotidiano do hospital. Não há máscaras que consigam esconder, para além dos rostos, as expressões do olhar de quem cuida e de quem é cuidado.
À beira do leito
Silenciosamente... O cuidado humanizado vai além dos procedimentos técnicos e sanitários.
"Almejamos a recuperação do paciente com a força e a esperança que nos colocaram nesse caminho de profissão."
Juntos somos mais fortes
Os profissionais da saúde que atendem ao chamado interno dessa escolha que dá sentido à própria vida não hesitam em se colocar na linha de frente.
"Alunos, ex-alunos, profissionais de várias formações e lugares se juntaram às equipes assistenciais e de humanização para fazer a diferença na vida daqueles que precisavam de nós."
Hospital: um lugar de encontro
O enfrentamento da pandemia exigiu da equipe de humanização a criação de outras formas de estar junto, outros caminhos para o encontro.
As visitas virtuais constituíram uma ação de humanização que aproximou os pacientes de seus familiares, diminuindo-lhes a saudade, a solidão, o medo e a preocupação.
Hospital: lugar de acolhimento
"Em respeito à vida, delicada e majestosa, singular e finita, nossas equipes de humanização acolheram às famílias dos pacientes nos momentos da alegria da alta, nos momentos da dor do luto, e em todos os momentos em que a presença humana pode trazer algum conforto dentro de um hospital."
Alta para casa
Na Rede do Sistema Único de Saúde (SUS), o HC é um hospital de referência para casos de alta complexidade. Apesar da gravidade dos casos atendidos no HC, muitos pacientes têm se recuperado e retornado à casa, à família, novamente à vida...
Hospital: lugar da humanidade de todos nós
"Essa é a arte de cuidar que nos fortaleceu e nos conduziu no enfrentamento de mais este desafio."

Humanização é a expressão da vontade e do esforço humano para transformar o mundo em um lugar que promova a vida em sua plenitude (Cartilha de Humanização FMUSP)

Na foto, a Equipe do Núcleo de Cuidados Paliativos do HC
Núcleo Técnico e Científico de Humanização
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP)