Colunista recomenda filme que ajuda a significar e construir São Paulo

Guilherme Wisnik analisa o relançamento do filme “Banco Imobiliário”, que pretende acompanhar a busca de novas áreas para empreendimentos na capital paulista

 20/08/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Nesta semana, o professor Guilherme Wisnik traz na coluna Espaço em Obra um comentário e recomendação para o filme documentário Banco Imobiliário, lançado em 2016 e dirigido por Miguel Antunes Ramos. Agora, o documentário está disponível no site da Embaúba Filmes, onde foi relançado recentemente. 

Abordando o mercado imobiliário na capital São Paulo, o filme acompanha corretores e o cotidiano desses profissionais na busca de novas áreas para empreendimentos imobiliários. “[O filme] também mostra toda a produção que acompanha isso, por exemplo, maquetes dos edifícios com produção de árvores de plástico ou então os vídeos e imagens que criam as propagandas”, relata Wisnik.

Além disso, o documentário ainda consegue trazer um contraste de realidades, conforme diz Wisnik. “O filme é permeado de imagens e cenários muito falsificados, estandes de vendas de gesso, provisórias e precárias, ao mesmo tempo que brilhantes e limpas. E imagens de demolição, porque é disso que se trata: a demolição permanente de uma cidade que vai ficando para trás para que uma nova cidade emerja, com todos os lucros envolvidos tanto nas demolições quanto nas construções”.

Ouça a íntegra da coluna no player acima.


Espaço em Obra
A coluna Espaço em Obra, com o professor Guilherme Wisnik, vai ao ar  quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.