O documentário Fome de Poder, de John Lee Hancock, é o tema escolhido pelo professor Guilherme Wisnik para sua coluna Espaço em Obra desta semana. O filme segue a cadeia de fast-food McDonald’s desde sua origem, nos anos 1940, até se tornar a grande marca mundialmente conhecida que é hoje. Na verdade, o crescimento da rede deveu-se a um vendedor de máquinas de milk-shake, Ray Kroc, cuja grande sacada “foi perceber que a lucratividade de uma marca como o McDonald’s viria não exatamente da venda de comida, mas da sua associação com o mercado imobiliário”.
Com as engrenagens do capitalismo em movimento, o que o filme mostra, segundo Wisnik, é que o McDonald’s é, acima de tudo, uma grande empresa imobiliária, com mais de US$ 40 bilhões em imóveis pelo mundo.
Espaço em Obra
A coluna Espaço em Obra, com o professor Guilherme Wisnik, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.