HC é referência na realização do teste da orelhinha feito em recém-nascidos

Cláudia Furquim de Andrade explica que o teste é muito importante porque, caso seja detectada uma perda auditiva, existem os procedimentos para que a criança seja encaminhada para uma cirurgia de implante coclear

 17/07/2020 - Publicado há 4 anos
Por
Logo da Rádio USP

O Ministério da Saúde, através da Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, contemplou o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) pela efetiva aplicação do teste de Triagem Auditiva Neonatal Universal (Tanu), o teste da orelhinha, realizado por fonoaudiólogos nos bebês recém-nascidos e atendidos no complexo. Tão importante quanto outros testes em recém-nascidos, como o do pezinho, o teste da orelhinha também é obrigatório por lei. 

“Nós ficamos surpresos quando recebemos esse reconhecimento do Ministério da Saúde pela qualidade do atendimento à criança através desse teste”, conta Cláudia Regina Furquim de Andrade, professora titular da disciplina de Fonoaudiologia da FMUSP, ao Jornal da USP no Ar. Ela explica que, no complexo hospitalar, há uma característica diferente, já que os bebês da maternidade são, muitas vezes, submetidos a complexas cirurgias assim que nascem. 

A professora destaca que os recursos de investimento para a aquisição de equipamentos e materiais permanentes relativos ao teste foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde em razão do alto porcentual de triagem realizada no complexo. “Foi um prêmio não só da Fonoaudiologia, mas de uma equipe, de todo o grupo de profissionais envolvidos com esses bebês”, aponta.

Sobre o teste, Cláudia explica que é muito importante porque, por meio dele, é possível haver uma intervenção precoce. “Caso seja detectada uma perda auditiva, existem os procedimentos para que a criança seja encaminhada para uma cirurgia de implante coclear, para a colocação de um aparelho auditivo”, explica ela. “A gente tenta fazer com que essa perda auditiva, que é irreversível, torne-se menos prejudicial para o desenvolvimento global da criança.”

Ela destaca, por fim, a importância de uma equipe multiprofissional, com uma integração da equipe para potencializar o desenvolvimento das crianças, principalmente em casos mais complexos. “O acompanhamento tem de ser físico e emocional, a fim de que o desenvolvimento da criança seja global. É preciso ter uma visão completa do ser humano, neste caso o bebê, mas que deve acompanhar o sistema de saúde até chegar no idoso.” 

Ouça a íntegra da entrevista no player.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.