Sistema de estrelas demonstra leis de Galileu e Einstein no espaço

A lei dos corpos em queda diz que todos caem com aceleração constante, uma vez que o efeito da gravidade em todos, à mesma altura, é igual; a relatividade geral é a descrição unificada da gravidade como propriedade geométrica do espaço e do tempo

 26/06/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Logo da Rádio USP

Uma pesquisa publicada este mês na revista científica Astronomy and Astrophysics demonstrou o conceito de queda livre, descrito por Galileu Galilei e revistado por Isaac Newton. O mais interessante é que isso foi feito a partir de um trio de estrelas: duas anãs brancas e uma estrela de nêutrons em colapso, que também serviu para comprovar, mais uma vez, um componente da teoria da relatividade geral de Einstein.

Nesta edição de Entender Estrelas, o astrofísico João Steiner, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, retoma esses conceitos da física – o que diz a queda livre e que aspecto da relatividade geral foi mostrado. Ele explica ainda como foi possível demonstrá-los a partir desse sistema de corpos celestes.

Clique no player acima para ouvir.


Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, no Youtube, com produção dda Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.