Os 30 anos do telescópio espacial Hubble

O telescópio, que entrou na órbita da Terra em abril de 1990, é famoso entre a população por imagens impressionantes; e, para os cientistas, tem valor inestimável na produção de conhecimento

Neste mês, o telescópio espacial Hubble comemora 30 anos. A nave Discovery decolou do Centro Espacial Kennedy, nos Estados Unidos, dia 24 de abril de 1990. A bordo dela, cinco pessoas e o telescópio, que tem o tamanho de um ônibus escolar. O objeto foi colocado na órbita da Terra no dia seguinte.

Nesta edição de  Entender Estrelas, o astrofísico João Steiner explica que o Hubble não é só o telescópio mais popular no mundo, por causa das belas imagens que produziu. Ele já ajudou conhecer muita coisa sobre o passado e também o provável futuro do Universo.

Clique no player acima para ouvir.


Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, vai ao ar toda sexta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.