Falta de saneamento básico dificulta controle da pandemia

Em lugares sem sistema de coleta de esgoto, população é mais suscetível a doenças e disseminação da covid-19 pode ser maior

 08/05/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

Embora não haja evidência científica de que o novo coronavírus possa ser transmitido pela água, a análise do esgoto de cidades pode fornecer informações estratégicas para o combate à covid-19. Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro (Niterói), estão fazendo estudos para verificar a presença de material genético em amostras do sistema de saneamento básico da cidade. O objetivo é acompanhar o comportamento da disseminação do vírus ao longo da pandemia, e logo na primeira semana foi possível identificar o vírus em amostras em cinco dos 12 pontos de coleta.

O boletim O Ambiente é nosso meio de hoje trata desse assunto. Pedro Luiz Côrtes, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, conta, em entrevista ao Jornal da USP no Ar, que esse monitoramento pode favorecer o mapeamento de áreas com maior disseminação da covid-19, permitindo com que políticas públicas sejam aprovadas para o controle do número de casos.

Além do Rio de Janeiro, Belo Horizonte conta com uma iniciativa semelhante, baseada na análise genética das amostras. Em São Paulo, Côrtes acredita que a implementação dessa pesquisa seria proveitosa, uma vez que “a disseminação não é homogênea na cidade e, além disso, temos muitas comunidades que não dispõem de uma rede de esgoto, então muitas vezes são usadas aquelas fossas cuja água acaba vazando para a rua e expondo a comunidade a condições precárias de saúde. Com isso, a população fica fragilizada e, obviamente, uma pessoa com a saúde já prejudicada se torna uma vítima ainda mais fácil do coronavírus nessa situação”.  

O professor também ressalta que a maior concentração de casos na cidade de São Paulo se encontra nas regiões leste, sul e norte, onde ficam localizadas favelas e cortiços, com situações recorrentes de redução de pressão da água, falta de sistemas de coleta e afastamento do esgoto, o que dificulta a higienização. “Nesses lugares, um isolamento vertical não consegue ser efetivo. Uma maior liberalização da movimentação e quebra da quarentena vai expor essas pessoas a uma maior probabilidade de contaminação e, por sua vez, a um maior número de mortes,  aumentando a disseminação da doença na cidade como um todo.”

Saiba mais ouvindo a entrevista na íntegra.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.