Conselho Universitário aprova novas ações de inclusão social

O plano inclui aumento e criação de novos bônus do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp) e criação do Programa de Preparação para o Vestibular da USP.

02/07/2013 - Publicado há 11 anos     Atualizado: 21/06/2017 as 18:10

O Conselho Universitário aprovou, em sessão realizada hoje, dia 2 de julho, o Plano Institucional da Universidade que visa ao desenvolvimento de novas ações de inclusão social na Universidade. O plano será implantado no Vestibular deste ano.

O plano inclui quatro medidas: o aumento e criação de novos bônus do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), a criação do Programa de Preparação para o Vestibular da USP, o aperfeiçoamento do Programa “Embaixadores USP” e a ampliação dos locais de prova da Fuvest no Estado de São Paulo.

As ações propostas visam atingir as seguintes metas até 2018: – 50% de alunos matriculados em cada curso e em cada turno que tenha cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; – dentro desses 50% de matriculados oriundos de escolas públicas, o percentual de pretos, pardos e indígenas deverá atingir o percentual verificado pelo último censo demográfico do IBGE.

Bônus

Os bônus do Programa de Inclusão Social (Inclusp), voltado para alunos oriundos de escolas públicas, poderão chegar a até 25%, dependendo do grupo em que candidato se inserir. O bônus é calculado segundo o desempenho do candidato na prova da primeira fase do Vestibular da Fuvest. O bônus obtido na primeira fase será aplicado na segunda fase. Hoje, essa porcentagem pode chegar a até 15%.

Uma novidade do plano é a criação de um novo grupo de beneficiados pelos bônus  –  pretos, pardos e indígenas (PPI) que tenham realizado integralmente o ensino básico em escolas públicas – que poderão receber até 5% de bônus adicional, dependendo do desempenho na prova da primeira fase da Fuvest.

Programa de Preparação para o Vestibular da USP

O programa tem como objetivo principal o de oferecer reforço escolar para os alunos da rede pública. O público-alvo são os alunos da rede pública que, tendo prestado o vestibular da Fuvest, foram bem classificados, mas não conseguiram ingressar na Universidade.

Serão oferecidas 1.000 vagas, distribuídas nas três grandes áreas do conhecimento – humanas, exatas e biológicas. Além disso, 35% das vagas serão destinadas a alunos PPI. Também serão destinadas 30 vagas para alunos da Escola de Aplicação da USP.

Para dar condições para que o aluno se dedique ao curso, esses alunos das escolas públicas receberão uma bolsa de manutenção no valor de R$ 300 mensais.

O curso será oferecido anualmente, com duração de dez meses. Esta primeira edição, que terá caráter experimental, será oferecida a partir de agosto deste ano, com duração de cinco meses. As aulas serão ministradas por alunos dos cursos de Licenciatura da USP, sob a supervisão de estudantes de pós-graduação, serão oferecidas em Unidades de Ensino e Pesquisa na Cidade Universitária, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades, na zona leste de São Paulo, e na Faculdade de Saúde Pública, localizada no bairro de Cerqueira César, em São Paulo.

Embaixadores USP

Com a missão de tornar a Universidade um objetivo mais concreto para os estudantes da rede pública, a Pró-Reitoria de Graduação promove, desde 2007, o Programa Embaixadores da USP, no qual alunos e professores da Universidade visitam escolas públicas para fornecer informações, esclarecer dúvidas e incentivar os estudantes a prestarem o Vestibular.

Com a nova proposta, o contingente de “embaixadores” poderá ser aumentado com a participação dos funcionários dos setores acadêmicos. Essa atividade poderá ser reconhecida academicamente e constar no histórico escolar do aluno embaixador.

Será criado o “Prêmio Inclusp”, que será oferecido às escolas públicas que inserirem o maior número de alunos nos cursos da Universidade. O prêmio será anual e consistirá em um diploma de reconhecimento da USP.

Ampliação dos locais de prova

Os novos locais onde serão aplicadas as provas da Fuvest são: Limeira, Fernandópolis, Barueri, Carapicuíba e Taboão da Serra.