“Quando o tempo do coronavírus passar vamos comemorar em Brasília?”

O convite do colunista Martin Grossmann é para homenagear os 60 anos da cidade e refletir sobre o futuro

 22/04/2020 - Publicado há 4 anos
Por

 

“Os 60 anos de Brasília, completados ontem, 21 de abril, é uma efeméride que não deve ser deixada de lado” – lembra o professor Martin Grossmann em sua coluna Na Cultura o Centro Está em Toda Parte, da Rádio USP (clique e ouça o player acima).
Grossmann comenta a construção da “capital dos sonhos” idealizada por Juscelino Kubitschek e projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. “Uma vez que este foi um gesto utópico, nada mais inspirador do que tentarmos repetir esse gesto para repensarmos o futuro. Sei que este é um exercício difícil neste momento, mergulhado no coronavírus”, afirma Grossmann. “Mas Brasília foi construída pela capacidade criativa dos brasileiros e é um espaço que nos representa como nação.”
O professor conta que toda vez que pergunta aos seus alunos os lugares que conhecem, Brasília nunca está na programação. Faz, então, um chamado para todos conhecerem a cidade. “A capital ainda é uma abstração para a maioria dos brasileiros, mesmo com a sua arquitetura única no mundo.”


Na Cultura, o Centro está em Toda Parte
A coluna Na Cultura o Centro está em Toda Parte, com o professor Martin Grossmann, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.