O patriotismo vem mudando seu significado mundialmente

O colunista ressalta que é preciso resgatar o debate civilizado, não hostil e não polarizado

 20/04/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 22/04/2020 as 10:56

Logo da Rádio USP

O professor Glauco Arbix, nesta edição, fala sobre a transformação que a noção de patriotismo está vivendo atualmente. Para ele, os heróis da pátria no dias atuais são os doutores, as enfermeiras, os farmacêuticos, professores, entregadores de alimentos, medicamentos e todos aqueles que mantêm a sociedade funcionando. “Isso dá uma noção de como a sociedade pode mudar, incluindo os seus valores”, explica Arbix.

Sair à sacada para aplaudir os profissionais que estão arriscando sua vida por todos nós é muito importante, comenta o professor, e ressalta que é preciso fazer um esforço para aproveitar cada pequena brecha para elevar o padrão de civilização mesmo em meio a uma crise de proporções planetárias.

Arbix afirma ainda que é preciso voltar a se fazer um debate civilizado, buscando se relacionar de uma maneira não agressiva, não hostil, não polarizada, como estamos vivendo hoje. “Essa é a única maneira de resgatar o País, que vai sair mal na economia, e torço para que não saia mal na saúde também”, reflete.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Observatório da Inovação.


Observatório da Inovação
A coluna Observatório da Inovação, com o professor Glauco Arbix, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.