Farmácia da USP em Ribeirão Preto produz álcool em gel para doação

Para enfrentar pandemia, faculdade doou 45 kg do produto para a Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto. Outros 50 kg irão para o HC da cidade

 05/05/2020 - Publicado há 4 anos
Por
Álcool em gel produzido na USP em Ribeirão Preto é doado a instituições públicas – Foto: 123RF

.
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP produziu 45 kg de álcool em gel e doou para a Secretaria Municipal de Saúde da cidade. A iniciativa de ajudar nas ações de prevenção e combate ao novo coronavírus não deve parar por aí. A equipe, coordenada pela professora Marilisa Guimarães Lara, trabalha agora na produção de mais 50 kg para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP) da USP.

Marilisa destaca o motivo da iniciativa, mas conta que o estoque de matéria-prima utilizado para a produção do álcool em gel se esgotou. “Nossa ação foi motivada pelo desejo de colaborar com órgãos públicos no enfrentamento à pandemia. Para isso, usamos todo o estoque de matéria-prima disponível, que infelizmente se esgotou”, afirmou.

Como a ideia é continuar produzindo, o que esbarra na falta de matéria-prima, a professora adianta que está buscando maneiras de viabilizar o projeto. No momento, admite, não há previsão para novas produções, mas pretende encontrar “meios para aquisição de matéria-prima”, já que essas matérias-primas também estão em falta no mercado. “Estamos buscando solucionar as dificuldades para continuar colaborando com esta grave questão de saúde que estamos enfrentando”, diz.

Marilisa ainda cita outro problema que enfrentam na produção: a baixa capacidade de produção por conta da estrutura do local e dos poucos funcionários trabalhando. É que o Serviço Farmacêutico da FCFRP tem estrutura apenas para produções em pequena escala, além de enfrentar dificuldades de restrição de pessoal, “já que a maioria dos funcionários encontra-se em serviço domiciliar”. Os lotes que conseguiram produzir até o momento foram preparados com o “auxílio do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento Farmacotécnico da FCFRP a fim de minimizar estas dificuldades”, comenta a professora.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.