Icesp Run 2020 reforça importância da atividade física contra o câncer

Christina May explica que exercícios regulares e alimentação saudável auxiliam na prevenção de 13 tipos de câncer

 06/03/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

Estão abertas as inscrições para a sexta edição da Icesp Run – Corrida Pela Saúde, corrida organizada pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), a ser realizada em 17 de maio. A competição é uma ação para incentivar a população a se manter ativa, cuidar da saúde desde a infância até a vida adulta. O Icesp é parte do complexo do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), vinculado ao Governo do Estado de São Paulo e referência no tratamento de câncer na América Latina.

“É fato: exercício é remédio, inclusive para pessoas com câncer. A gente sabe que exercícios regulares e alimentação saudável auxiliam na prevenção de 13 cânceres. Estão na lista os cânceres de mama, cólon, pulmão, endométrio, esôfago, estômago, fígado, rim, bexiga, cabeça e pescoço, reto, leucemia mieloide e mieloma múltiplo”, alerta Christina May Moran de Brito, coordenadora médica do Serviço de Reabilitação do Icesp, em entrevista ao Jornal da USP no Ar.

A professora explica que os exercícios moderados são aqueles que cansam e esquentam o corpo, praticados em pelo menos 150 minutos distribuídos nos dias da semana. “O ideal é que você realize junto a isso o treino de força”, indica. Ela fala que as atividades do dia a dia também trazem resultados quando feitos de forma contínua. “Qualquer movimento é atividade física, já o exercício é aquela atividade programada com determinado objetivo.”

A Icesp Run acontece em 17 de maio, a partir das 7 horas, com largada na Praça Charles Miller, no Complexo Esportivo do Pacaembu. As inscrições podem ser feitas clicando aqui. As provas contam com corrida e caminhada de 5 km, corrida de 10 km e Bateria Kids (crianças de 4 a 13 anos). Mais informações você encontra no site da corrida.

Ouça a entrevista completa no player acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.