Sistema de estrelas está em rota de colisão

Quem viver até 2083 poderá assistir, aqui da Terra, a um evento muito brilhante no céu, quando duas estrelas irão colidir e se fundir

 28/02/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Logo da Rádio USP

 

O sistema de duas estrelas V Sagittae está em rota espiral de colisão, e os astrônomos calculam que as estrelas devem se fundir em um evento explosivo no ano de 2083. As evidências foram apresentadas na última reunião da Sociedade Americana de Astronomia, no começo de janeiro, no Havaí.

Nesta edição de Entender Estrelas, o professor João Steiner nos conta como funciona esse sistema e por que ele deve ter esse fim. E, também, o que irá sobrar quando as estrelas colidirem.

Ouça detalhes clicando no player acima.


Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, no Youtube, com produção dda Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.