Novidades na matrícula marcam chegada dos calouros à USP

Em 18 e 19 de fevereiro, os novos alunos da USP realizaram a etapa presencial da matrícula; a TV USP mostra como foi o primeiro dia em São Paulo

20/02/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 11/03/2022 as 16:28

Nesta semana, a USP abriu as portas para receber seus mais de 11 mil novos estudantes. Em oito cidades do Estado de São Paulo, os calouros participaram de atividades e palestras, conheceram os espaços da Universidade, interagiram com os veteranos e realizaram a etapa presencial da matrícula.

Os alunos dos cursos em São Paulo, São Carlos e Ribeirão Preto tiveram a chance de fazer parte de uma iniciativa pioneira na Universidade: a matrícula unificada. Em cada um desses campi, foi escolhido um local único para a entrega de documentos, confirmação da vaga e integração à USP – antes, esse processo era realizado apenas nas unidades de ensino de cada estudante. “A ideia é que o aluno se sinta realmente entrando na Universidade de São Paulo, não em uma unidade específica”, explica o pró-reitor de Graduação da USP, Edmund Chada Baracat.

A TV USP acompanhou o primeiro dia da matrícula na capital. Veja como foi:

+ Mais

“Você faz parte de tudo isso”: USP recebe 11 mil novos estudantes

USP dá boas-vindas aos seus novos alunos

Matrícula dos calouros será unificada nos campi de SP, Ribeirão Preto e São Carlos

Em São Paulo, os calouros e seus amigos e familiares foram recebidos em uma tenda com 1.600 metros quadrados. Lá, eles puderam passar pelos estandes e se informar sobre a vida na Universidade – bolsas de permanência, grupos estudantis e oportunidades de estágio, por exemplo. Após passar pela tenda, os estudantes foram encaminhados ao auditório do Centro de Difusão Internacional da USP para efetivar a matrícula.

São Paulo recebeu mais de 7 mil alunos de 25 unidades de ensino. “É muito importante que o primeiro contato do calouro seja com todos os ingressantes da Universidade. No dia a dia do curso ele será o aluno da Engenharia, da Psicologia, da História, mas antes de tudo ele é USP”, destacou o vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes.

.