PEC que prevê mudança na escolha de ministros do STF é danosa

Heleno Taveira Torres diz que medida tira uma das principais garantias do juiz, que é a permanência no tribunal para continuidade de jurisprudência

12/02/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

Reiniciadas as atividades no Congresso Nacional, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), incluiu entre as dez pautas prioritárias para 2020 uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que muda a escolha de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A PEC prevê obrigatoriedade do presidente da República em indicar integrantes da Corte a partir de uma lista tríplice e com mandato de dez anos, diferente do que é feito hoje. Atualmente, o modelo de escolha de novos ministros segue o que determina a Constituição, com indicação única de nome pelo Planalto e permanência no cargo de forma vitalícia até os 75 anos.

“Estou convencido de que o melhor modelo é o que temos hoje. O STF não é só uma corte constitucional, como na maioria dos países que têm essa corte, que limita-se apenas a decidir sobre questões de matéria constitucional. No Brasil, não, o STF é o tribunal da cúpula do Poder Judiciário”, afirma Heleno Taveira Torres, professor do Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário da Faculdade de Direito (FD) da USP, em entrevista ao Jornal da USP no Ar.

Congresso Nacional brasileiro, onde são votadas as leis de âmbito federal – Foto: Mario Roberto Duran Ortiz/Domínio Público via Wikimedia Commons

Para Torres, não há razão para mudar o texto constitucional, já que ele corresponde à vontade democrática exercida nas urnas com a escolha do presidente da República, que tem como escopo a escolha de um único nome para compor a Corte, depois sabatinado pelo Senado. Ele ainda ressalta que a história mostra que os ministros do STF têm cumprido de forma independente, com todas as convicções preservadas, as suas funções. “Esse tipo de PEC é muito danosa, pois tira uma das principais garantias do juiz, que é a permanência no tribunal para dar continuidade às jurisprudência que ali estão confirmadas.”

“A cadeira de ministro do STF sempre foi extremamente honrada por todos os que nela estiveram. […] Hoje, as críticas lançadas contra o STF decorrem muito de uma judicialização da política: uma política que não consegue e não tem poder de se afirmar dentro do próprio Poder Legislativo. O STF não é um tribunal para agradar ninguém, nem a maioria, ao contrário, suas decisões podem ser contramajoritárias e é aí que está a riqueza da democracia.”

Ouça a entrevista completa no player acima.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.