Chuvas de verão abrem temporada de alagamentos e transtornos

Nesta época do ano são comuns os alagamentos e os riscos de deslizamentos de encostas

 08/01/2020 - Publicado há 4 anos
Por
Logo da Rádio USP

A cidade de São Paulo sofre com as chuvas típicas desta fase do ano. Não existe bairro livre dos alagamentos característicos do verão. Para identificar o que deve acontecer, existem modelos de pressão de clima diferentes dos modelos de previsão de tempo para o dia a dia. Eles mostram a tendência de chuva, se vai ser um período mais seco ou mais úmido.

Zona leste alagada após chuvas – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Segundo a professora Rachel Albrecht, do Departamento de Ciências Atmosféricas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, no Brasil existe o Cemadem – Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Esse órgão monitora áreas conhecidas de risco como encostas na cidade, serra ou litoral. Já na cidade o serviço é prestado pelo Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura, CGE. As duas unidades contam com um sistema de alerta para a população.

Para não ser pego de surpresa e correr riscos desnecessários, a Defesa Civil oferece informações sobre áreas de risco através do telefone 199, e os interessados podem se cadastrar a partir do telefone celular para receber informações.

Ouça a matéria completa pelo link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.