Diagnóstico precoce de câncer de pele apresenta alta chance de cura

O indivíduo deve observar sinais como lesões recorrentes, feridas que não cicatrizam e pintas que começam a apresentar crescimento

 10/12/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 16/04/2020 as 11:02
Logo da Rádio USP

No programa Saúde com Ciência e Jazz desta semana, a professora Cacilda da Silva Souza, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, fala sobre câncer de pele. A professora atua na área de dermatologia, com ênfase na investigação de mecanismos imunomediados e implementação de novas abordagens terapêuticas diagnósticas e preventivas em dermatoses emergentes e prevalentes, em particular: psoríase, câncer de pele e educação em saúde. 

Segundo Cacilda, o câncer de pele é o tumor com maior incidência na população global, principalmente nos indivíduos caucasianos, ou seja, com pele mais clara. Esses dados são divididos em dois grupos: não melanoma, que é o grupo de maior incidência, e o melanoma, que tem diferenças nos dados entre os países: “No caso do câncer de pele melanoma, no Brasil ficamos em nível baixo e intermediário comparado à Europa e aos Estados Unidos”, afirma. 

As principais causas desse tipo de câncer, de acordo com a professora, são a radiação ultravioleta e a exposição ao longo da vida. O indivíduo deve observar sinais como lesões recorrentes, feridas que não cicatrizam e pintas que começam a apresentar crescimento. Ao identificar esses sintomas é recomendado que procure um profissional de saúde para que seja feito um diagnóstico precoce que, segundo Cacilda, é relativamente simples e apresenta “alta chance de sucesso e de cura”.

O programa Saúde com Ciência e Jazz é produzido por Maju Petroni, com apresentação e coordenação do professor Pérsio Roxo Júnior e trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Coordenação de Rosemeire Talamone. No ar todas às quartas, das 13h30 às 14 horas. Você pode sintonizar a Rádio USP em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br/home-ribeiraopreto ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.

Ouça no link acima a íntegra do programa Saúde com Ciência e Jazz.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.