Colunista faz balanço da cidadania no mundo globalizado

Dallari aproveita a recente visita da ministra das Relações Exteriores da África do Sul para abordar os desafios para a cidadania no mundo globalizado

 11/12/2019 - Publicado há 4 anos
Por

Em sua coluna desta semana, o professor Pedro Dallari aborda as questões da cidadania em 2019. “Este é o momento de se fazer um balanço sobre a cidadania no mundo globalizado”, afirma ele. Para tal, Dallari usa, como exemplo, a recente visita da ministra das Relações Exteriores da África do Sul, Naledi Pandor, ao Brasil por ocasião da reunião de cúpula do Brics. Em conferência na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em novembro, ela abordou temas relevantes, verdadeiros desafios para o mundo contemporâneo. “Logo de início, a ministra Naledi Pandor sublinhou que o principal desafio é a necessidade de se buscar a igualdade entre as pessoas”, lembra o colunista. “Ela salientou que a desigualdade apresenta muitas formas no mundo contemporâneo: a desigualdade racial, de gênero, a desigualdade que atinge as pessoas com deficiência, a desigualdade de origem geográfica e aquela por origem de classe”, sublinha ele.

“Ao falar sobre isso, embora reconheça que o mundo hoje é melhor do que era há 200 ou 300 anos, sob esses aspectos, ainda há a necessidade de se superar esses problemas, que continuam sendo muito graves. Chama a atenção para o fato de que milhões de pessoas ainda não têm acesso à educação e que isso acaba sendo um fator muito perverso para fomentar situações de desigualdade”, afirma o colunista.

Veja, no link abaixo, a íntegra da conferência que Naledi Pandor fez na Faculdade de Direito da USP.

In pursuit of global collaboration for a more equal world


Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.