Luz de LED permite cultivar jardim vertical em ambiente fechado

Próximo passo do projeto é desenvolver um sistema de cultivo de morangos, temperos e espécies amazônicas

19/11/2019 - Publicado há 4 anos
O projeto foi desenvolvido no Laboratório de Cultivo de Tecidos de Plantas Ornamentais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba – Foto: Gerhard Waller

.

Você já imaginou comer morangos cultivados na sala de casa, ou no corredor do seu apartamento, mesmo que com pouca iluminação natural? E poder contar com temperos frescos cultivados o ano todo dentro da cozinha de casa ou decorar sua sala de estar com plantas ornamentais em um jardim vertical?

Para tornar isso possível, um grupo de pesquisadores do Laboratório de Cultivo de Tecidos de Plantas Ornamentais, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, utiliza a luz de LED como tecnologia aliada da agricultura.

A parceria com empresas do setor viabiliza a criação de jardins verticais e hortas em ambientes fechados. O professor Paulo Hercilio Viegas Rodrigues, do Departamento de Produção Vegetal da Esalq, coordena essa ação na Universidade. “Esse novo sistema permite a instalação de jardins verticais no ambiente doméstico, sem a necessidade de fazer reforma, quebrar parede, nada disso. Já cultivamos um modelo com dez espécies de plantas ornamentais e o próximo passo será testar o cultivo de temperos e morangos.”

Os resultados animaram os pesquisadores e o professor Paulo Hercílio Rodrigues espera ampliar o projeto para o cultivo de espécies amazônicas.

Confira, no link acima, a entrevista concedida por Rodrigues sobre o projeto.

Por Caio Albuquerque