Pró-Reitoria de Pós-Graduação cria Cátedra Paschoal Senise

A cadeira terá como titular uma personalidade do mundo acadêmico, externa à USP, para pensar a pós-graduação da Universidade

31/10/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 10/12/2019 as 14:43

A USP criou uma cátedra para refletir sobre a pós-graduação da Universidade e propor inovações na área. Para isso, a cada ano, a cadeira, coordenada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, terá como titular uma personalidade do mundo acadêmico, externa à USP, que promoverá debates e conferências com professores, pesquisadores e alunos.

“Queremos trazer uma personalidade, nacional ou internacional, para pensar a pós-graduação da Universidade, com uma visão externa. Um titular que pense o contexto geral, o papel da pós-graduação da USP no país, direções e diretrizes mais amplas”, afirma o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Paschoal Senise é considerado como um dos “criadores” da pós-graduação da USP – Foto: Cecília Bastos

A cátedra homenageia o professor Paschoal Ernesto Américo Senise, considerado como um dos principais responsáveis pela regulamentação da pós-graduação na USP. Em 2019, a Universidade comemorou os 50 anos da implantação dessa modalidade de ensino.

Em 1935, Senise foi admitido na primeira turma do curso de Química da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), concentrando-se na área de química analítica. Entre 1968 e 1987, foi membro do Conselho Universitário, e lá exerceu, por 17 anos, a Coordenação da Câmara de Pós-Graduação (equivalente à atual Pró-Reitoria). Em 1987, recebeu o título de professor emérito da USP.  Faleceu em 2011, aos 93 anos de idade.

Carlotti explica que a metodologia adotada será semelhante à de outras cátedras existentes na USP. A partir de um tema definido anualmente pelo Conselho de Governança da Cátedra, o titular promoverá visitas às Unidades e discussões com a participação da comunidade acadêmica.

Ao final desse período, deverá ser elaborado um documento que será levado para análise do Conselho de Pós-Graduação (CoPGr). “Algumas das questões abordadas poderiam ser, por exemplo, o sistema de financiamento e novos modelos de captação de alunos. Uma visão externa de qualidade certamente nos induzirá a fazer uma reflexão sobre aspectos importantes da pós-graduação na USP”, considera o pró-reitor.

O titular da nova cátedra deverá ser anunciado na reunião do CoPGr prevista para o próximo dia 4 de dezembro. As atividades deverão ter início em janeiro de 2020.