USP recebe visita de delegação da Renmin University of China

Integrantes da delegação da Renmin University of China (RUC) estiveram na USP para propor uma agenda de trabalho entre as duas Universidades, aberto a todas as áreas do ensino.

14/05/2010 - Publicado há 14 anos
O vice-reitor Executivo de Relações Internacionais da USP, Adnei Melges de Andrade; e o reitor da Renmin University of China, Cheng Tianquan.

Na tarde do dia 14 de maio, integrantes da delegação da Renmin University of China (RUC) estiveram na USP para uma visita. O objetivo foi o de propor uma agenda de trabalho entre as duas Universidades, aberto a todas as áreas do ensino, mas com foco no início, principalmente, nas áreas de agricultura, filosofia, direito e línguas – neste caso, com o intuito de apoiar a implantação de um centro de cultura e língua chinesa na USP.

A delegação da China foi recebida pelo vice-reitor Executivo de Relações Internacionais, Adnei Melges de Andrade, pela diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Sandra Margarida Nitrini; pela chefe do Departamento de Ciências Biológicas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), Helaine Carrer; pelo professor da Faculdade de Direito, Fernando Dias Menezes de Almeida; e do também professor da Esalq, Raul Machado Neto.

Pela Renmin University of China, estiveram presentes ao encontro, o reitor, Cheng Tianquan, que também é professor da Faculdade de Direito; o presidente adjunto e professor da Faculdade de Filosofia, Hao Lixin; o presidente do Conselho Escolar e professor da Escola de Sociologia e Estudos de População, Guo Xinghua; o professor da Escola de Economia Agrícola e Desenvolvimento Rural, Kong Xiangzhi; o vice-diretor do Gabinete do presidente, Li Jiafu; e a professora da Escola de Línguas Estrangeiras, Jiang Xiaoli.

Internacionalização na USP

Atualmente, a USP têm 530 programas de cooperação acadêmica internacional, nos quais estão inclusos os convênios acadêmicos internacionais, os protocolos de intenções, os acordos de cooperação técnico-científico, além da formação de redes com outras Universidades. Deste total, seis são com instituições da China.

A Renmim University of China (RUC) é também conhecida como Universidade do Povo da China. Os pontos fortes do RUC é enfatizar as ciências humanas e sociais, mas esta Universidade também abrange disciplinas na área das ciências naturais, com mais de 20 Escolas e Faculdades.

(Crédito das Fotos: Ernani Coimbra)