Alternativas para evitar o cansaço ocular nas férias escolares

Investir em brincadeiras antigas para explorar sentidos além da visão são dicas para descansar os olhos das telas

23/10/2019 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Nesta edição, o professor Eduardo Rocha fala sobre o constante e crescente uso de telas, grandes influenciadores do cansaço dos olhos, fato que pode se agravar ainda mais com a vinda das férias.

Smartphones, computadores e tablets, todos fazem parte do cotidiano de milhares de pessoas no mundo todo. Por esses aparelhos é possível fazer pesquisas, assistir a filmes, jogos e séries, assim como brincar on-line com pessoas em qualquer lugar e hora. Cada vez mais as telas vêm condicionando a maneira de viver e de conviver com outras pessoas e os olhos passam a ser mais sobrecarregados do que antes.

O professor Rocha conta que, com o período de férias escolares se aproximando, é preciso investir em brincadeiras que no passado já foram o auge do entretenimento. “É importante para que outros sentidos, além da visão, sejam trabalhados e estimulados, como na brincadeira ‘cabra cega’. Nela, é preciso vendar os olhos e, assim, sentidos como audição e tato são explorados de uma maneira divertida e saudável.”

Ouça no link acima a íntegra da coluna Fique de Olho.

Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.