A importância dos óculos para a nossa saúde

Eduardo Rocha diz por que os óculos são tão necessários para a manutenção da saúde visual, embora nem todas as pessoas, por uma ou outra razão, tenham acesso a esse instrumento que está disponível no SUS

 12/04/2023 - Publicado há 11 meses

Na última sexta-feira, 7 de abril, comemorou-se o Dia Mundial da Saúde, data da criação da OMS (Organização Mundial da Saúde), em 1948. De acordo com o professor Eduardo Rocha, entre os pilares da boa saúde está o acesso igualitário a serviços e recursos de qualidade e bem-estar. Para a maioria das pessoas, esse bem-estar passa em algum momento da vida pela necessidade de usar óculos.

O colunista conta que os óculos foram inventados na Idade Média, na Itália, por volta dos anos 1280. Nos anos 1500, a sofisticada óptica alemã deu qualidade e escala de produção aos óculos para corrigir a visão distorcida por erros de refração como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Com a incorporação de tecnologia à vida cotidiana, eles passaram a ser cada vez mais necessários. Melhoram o foco, protegem a superfície dos olhos e filtram raios luminosos prejudiciais. Mas ainda hoje, no século 21, muitas pessoas que precisam de óculos encontram dificuldades em obter esse instrumento de enxergar.

Segundo Rocha, uma parte da população rejeita os óculos como instrumento útil, sem levar em conta a capacidade de servirem como escudos protetores contra excesso de luz e outros traumas oculares, e acham óculos obsoletos entre os itens para ajudar a enxergar. Mas uma grande parte das pessoas, mesmo tendo acesso à consulta médica e prescrição de lentes, não consegue adquirir óculos ou fazer as substituições periódicas necessárias, no caso de quebra, mudança de grau e outros ajustes, e acaba não usando óculos ou usando algum realmente obsoleto.

Para o primeiro grupo, que acha óculos coisa antiga, campanhas de educação podem ajudar a entender a importância dessa ferramenta. Para os que têm dificuldade de acesso, o fornecimento pelo SUS, previsto e presente na tabela de reembolso pelo Sistema Único de Saúde, pode ser a solução. “Mas esse fornecimento de óculos pelo SUS é pouco ou irrisório na imensidão do Brasil e poderia ser uma solução de saúde e ser colocada em prática para atender à população, como lembra sempre o Professor Emérito da USP, Newton Kara José. Assim, óculos na nossa sociedade tecnológica são uma ferramenta de saúde que não pode ser esquecida. O acesso com equidade, qualidade e no momento de vida que se fizer necessário deve ser garantido pelo Sistema Único de Saúde.”


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.