Poluição atmosférica é “assassino invisível”

Relatório aponta que ar poluído pode reduzir expectativa de vida em até dois anos. Soluções ainda precisam ser implementadas de forma eficaz

 22/09/2020 - Publicado há 1 ano  Atualizado: 01/10/2020 as 16:30
Por

O relatório Air Quality Life Index, feito por pesquisadores da Universidade de Chicago, indica que a poluição atmosférica representa maiores riscos a nossa saúde do que cigarro, álcool e outras drogas, reduzindo a expectativa de vida média em até dois anos. A professora Nathália Villa dos Santos, do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental do Hospital das Clínicas (HC), da Faculdade de Medicina (FM) da USP, dá  detalhes da pesquisa e aponta que a poluição é preocupante, pois é um “assassino invisível”, já que não há como impedir completamente sua dispersão.

Além de impactos individuais, o problema também atinge o coletivo. Por isso, soluções em ambos os níveis estão sendo pensadas: enquanto o indivíduo pode optar por usar transporte coletivo ou ir a pé ao trabalho, reduzindo suas emissões de gases estufa, grandes empresas e nações podem optar pelo sistema de compra e venda de créditos de carbono. No entanto, Nathália alerta que ainda é necessário aprimorar esses recursos: “O mercado de créditos de carbono é de difícil implementação, porque esses projetos não deveriam ser desenvolvidos só com propósito de venda, mas, sim, o de proporcionar novas fontes de energia. Mas há pouca aderência e a relação entre países vendedores e compradores envolve um compromisso de diminuição da poluição que às vezes não é cumprido”.

Saiba mais ouvindo a matéria na íntegra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.