AVC está entre as dez principais causas de morte em crianças

Estudo recente já aponta benefícios semelhantes aos tratamentos utilizados em adultos em menores de 18 anos

 22/10/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Nesta semana, na coluna Minuto do Cérebro, o professor Octávio Pontes Neto fala sobre a revolução, também em menores de 18 anos, no tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico agudo, que agora envolve terapia de reperfusão com trombolíticos ou tratamento endovascular feito com trombectomia mecânica.   

Pontes Neto cita estudo publicado nesta semana na revista Jama Neurology,  que acompanhou 73 crianças com casos de AVC isquêmico agudo tratados com trombectomia mecânica. Os resultados apontaram benefício semelhante nas crianças em relação aos resultados do tratamento em adultos.

O professor alerta que o AVC pode acontecer em qualquer idade, desde recém-nascidos até idosos, e está entre as dez principais causas de morte nas crianças. Pontes Neto afirma que, muitas vezes, o problema não é reconhecido pelos familiares e profissionais de saúde. “Por isso a importância de ressaltar que o AVC também acontece em criança e tem tratamento, se o paciente for atendido rapidamente” conclui.

Ouça acima, na íntegra, a íntegra da coluna Minuto do Cérebro.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.