Edição genética trata obesidade em camundongos

Em artigo publicado na revista científica “Science”, pesquisadores descrevem como a terapia chamada CRISPRa tratou obesidade de causa genética

 04/09/2019 - Publicado há 5 anos

CRISPR é uma técnica de biologia molecular que permite, entre outras coisas, editar, ativar ou inativar genes. E esse é o tema de hoje de Decodificando o DNA. A professora Mayana Zatz fala sobre uma pesquisa publicada na revista Science em que cientistas trataram a obesidade de camundongos utilizando esse método.

Em 2012, um grupo liderado por Jennifer Doudna e Emmanuelle Charpentier descobriu que era possível reproduzir em laboratório uma técnica utilizada pelas bactérias para editar genes. Funciona assim: quando as bactérias são atacadas por vírus, o sistema de defesa delas identifica o DNA perigoso do invasor, o copia e o salva para se proteger em caso de uma nova invasão. Se o vírus reaparece, uma proteína chamada Cas9 entra em ação e age como uma tesoura,eliminando a parte danosa do DNA. Com isso, o vírus fica impedido de se reproduzir.

Desde então, pesquisas utilizando o CRISPR não param de surgir. No áudio acima, a geneticista Mayana Zatz, do Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL) da USP, nos apresenta um estudo em que pesquisadores alteraram somente a expressão genética em vez de editarem o DNA de forma definitiva. A técnica foi chamada de CRISPRa.


Decodificando o DNA
A coluna Decodificando o DNA, com a professora Mayana Zatz, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.