O boletim Pílula Farmacêutica desta edição explica quais são as classes dos medicamentos anti-inflamatórios. Os remédios anti-inflamatórios são utilizados para tratar inflamações e seus sintomas, como edema, dor e febre. Esses fármacos geralmente são divididos em duas classes, os esteroidais, mais conhecidos como corticoides, e os anti-inflamatórios não esteroidais, populares pela sigla Aines.
Os corticoides são usados para aliviar sintomas desencadeados por doenças como asma, lúpus e rinite. Essa classe possui também ação imunossupressora, que é de grande importância para pacientes que passaram por transplantes, pois é necessário que o organismo não rejeite o órgão transplantado.
Os anti-inflamatórios corticoides devem ser usados por curtos períodos, pois apresentam problemas de interação com outros medicamentos e também efeitos colaterais, como aumento de peso, náusea e insônia.
Já os Aines são utilizados para tratar problemas mais simples, como artrite, artrose e cólicas menstruais. Essa classe também oferece efeitos adversos como insuficiência renal, diarreia e hemorragia gastrointestinal.
O boletim é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana.
Ouça acima, na íntegra, o boletim Pílula Farmacêutica.