Entenda mais sobre os medicamentos anti-inflamatórios

O uso desses remédios deve ser feito apenas em casos de necessidade para evitar efeitos colaterais

 02/09/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 03/09/2019 as 12:14
Logo da Rádio USP

No primeiro boletim desta semana, o Pílula Farmacêutica fala sobre os medicamentos anti-inflamatórios, suas funções e efeitos adversos. Os remédios anti-inflamatórios são utilizados para impedir ou amenizar a  ação das substâncias mediadoras da inflamação, além de apresentarem efeitos antitérmicos, capazes de combater a febre, e analgésicos, que aliviam a dor. 

Os efeitos adversos mais comuns desses medicamentos são tontura, diarreia, aumento da pressão arterial e diminuição da função renal. Apesar de muito eficazes, os anti-inflamatórios devem ser tomados apenas quando necessários, pois seu uso indiscriminado pode causar diversos problemas, como úlcera gástrica e até sangramentos no trato digestivo.

O boletim é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana.

Ouça acima, na íntegra, o boletim Pílula Farmacêutica.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.