Ressurge interesse pela tradição republicana clássica

Nas primeiras décadas, prevaleceu uma interpretação particular dessa importante tradição do pensamento político

 29/08/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 04/11/2019 as 13:38
Logo da Rádio USP

O segundo boletim Em dia com o Direito desta semana fala sobre o retorno do interesse pela tradição clássica republicana nos últimos 60 anos, que nas primeiras décadas prevaleceu com uma interpretação particular: a de que os republicanos clássicos buscavam uma filosofia política perfeccionista, uma filosofia centrada na ideia de promover uma concepção específica de vida boa, consistindo em cidadania ativa e virtude cívica no mundo.

Por outro lado, o combate a qualquer tipo de corrupção prejudica esses valores e essa visão distinta da vida boa, e se enraíza na experiência da antiga pólis grega dos escritos de Aristóteles. Os bens da participação política ativa e a virtude cívica são entendidos como componentes intrinsecamente valiosos do florescimento humano. 

O em dia com o Direito é produzido e apresentado por alunos do curso de especialização em Direito Civil: Novos Paradigmas Hermenêuticos nas Relações Privadas e coordenado pelo professor Nuno Coelho da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP. 

Ouça no link acima a íntegra do boletim Em dia com o Direito.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.