Relação entre governo federal e a preservação da Amazônia continua conflituosa

Pedro Luis Côrtes comenta o congelamento de repasses ao Fundo Amazônia e outros acontecimentos importantes

16/08/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 29/10/2019 as 9:50
Logo da Rádio USP

Um relatório divulgado recentemente pela Sociedade Americana de Meteorologia informou que a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera atingiu novo recorde histórico em 2018. Isso colocou o ano passado junto a  2015, 2016 e 2017 no infame pódio dos anos mais quentes desde o fim do século 19 – quando se iniciou a medição. Além disso, o Ministério do Meio Ambiente deu continuidade à sua contestação contra o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e já planeja testar um monitoramento privado do desmate da Amazônia. Fechando o rol de acontecimentos, a Noruega seguiu os passos da Alemanha e congelou seu repasse de 136 milhões de reais ao Fundo Amazônia – dedicado à proteção da área.

O Ambiente é Nosso Meio desta semana, com Pedro Luiz Côrtes, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, traz uma análise de toda a situação conturbada para tentarmos entender melhor o que está acontecendo. O professor comenta que o estudo sobre a emissão de gases de efeito estufa foi elaborado com base em contribuições de 470 cientistas de 60 países. O relatório apresenta pontos alarmantes, como o fato de o Ártico e a Antártida chegarem próximos do recorde negativo de extensão da camada de gelo, e o número acima da média de ciclones tropicais na Terra, por exemplo.

“Isso reforça a importância da preservação da Amazônia, pois toda a floresta é um imenso depósito de carbono. Quando ocorre o desmatamento, esse carbono é convertido em gás carbônico ou metano, aumentando a concentração desses gases na atmosfera. Isso incrementa o efeito-estufa e acelera os processos de mudanças climáticas, e nós estávamos recebendo recursos internacionais para isso”, explica.

No entanto, o horizonte é pessimista. Tanto a Alemanha quanto a Noruega suspenderam o envio de recursos para o combate ao desmatamento na Amazônia. “Essa possibilidade já vinha sendo considerada antes. Não foi por falta de aviso”, comenta Côrtes. O problema maior, segundo ele, é o crescente antagonismo que vem sendo suscitado por Bolsonaro com países outrora colaboradores da preservação amazônica.

“O governo deveria considerar – seriamente – a possibilidade de retaliação aos nossos produtos agrícolas na Europa. Se isso acontecer, será difícil o presidente Bolsonaro reverter essa situação e teremos um impacto muito significativo para a nossa cambaleante economia”, reforça o professor, que também coordena a Rede Internacional de Estudos Sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Enquanto isso, o governo se articula para trocar o sistema de monitoramento do desmatamento na Amazônia. Ao invés de aplicar os recursos no Inpe para aperfeiçoar os sistemas já existentes, o governo deve investir em um novo sistema de iniciativa privada, cujo custo deve ser de R$ 7 milhões. A alegação é de que esse sistema possui melhor resolução do que o utilizado pelo Inpe.

“O Ministério do Meio Ambiente mal utiliza os levantamentos atuais do Inpe, pois arrefeceu o combate ao desmatamento. Por que um levantamento mais detalhado seria de maior utilidade se o governo não fiscaliza? O que falta ao governo federal é – efetivamente – vontade política de combater o desmatamento. Os levantamentos do Inpe já seriam suficientes para realizar um bom trabalho de fiscalização”, conclui Côrtes.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.