Clima está diretamente ligado ao desmatamento, afirma especialista em física atmosférica

O programa “Ambiente é o Meio” desta semana discute a relação entre desmatamento e aquecimento global

 14/03/2018 - Publicado há 6 anos
Por

O programa Ambiente É o Meio desta semana traz entrevista com Luciana Varanda Rizzo, graduada em Física pela USP, mestre e doutora em Física Atmosférica, também pela USP. Atualmente é professora na Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema.

Luciana explica que a floresta tem muitos papéis além de tirar milhões de toneladas de CO2 da atmosfera. “A floresta abriga uma grande biodiversidade, atua melhorando a qualidade do solo e da água e também emite compostos que ajudam no resfriamento do clima”, avalia.

Segundo a professora, a função da floresta amazônica é mais ampla, tem a responsabilidade de regular o clima global e fazer a ciclagem de água. “Assim, fica evidente que a preservação das florestas pode influenciar no clima de todo o mundo.” Ouça acima a íntegra da entrevista com a professora Luciana Varanda Rizzo.

Por: Vitória Junqueira

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.