Saiba quais as substâncias mais usadas para tratar a dor

Morfina e Codeína são alguns dos principais medicamentos utilizados contra a dor

 07/08/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 13/08/2019 as 14:17
Por

O boletim Pílula Farmacêutica desta edição fala sobre as substâncias psicoativas opioides usadas para conter e tratar dores. As substâncias psicotrópicas são aquelas que possuem efeito no sistema nervoso central, causando diversas alterações no funcionamento do cérebro. Podem ser usadas com fins medicinais ou recreativos. Já as substâncias psicotrópica derivadas do ópio são utilizadas  no tratamento e manejo da dor. A mais conhecida entre elas é a Morfina, um potente analgésico à base de ópio que altera a percepção da dor, usada geralmente em tratamentos oncológicos, neuropáticos, pós-operatórios, entre outros. 

A Codeína é outra opção bastante usada e pode ser encontrada em comprimidos em combinação com o Paracetamol. Essa associação combina os efeitos analgésicos da Codeína no sistema nervoso central com os efeitos analgésicos do Paracetamol, que age no sistema nervoso periférico. Assim como a Morfina, a Codeína pode oferecer efeitos colaterais e riscos. Portanto, o uso desses medicamentos deve ser indicado e ministrado apenas por profissionais da saúde.

O boletim é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana.

Ouça acima, na íntegra, o boletim Pílula Farmacêutica.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.