Revistas femininas desinformam as mulheres sobre a gestação tardia

“Elas vendem um cenário favorável, escondendo as eventuais complicações obstétricas desse momento reprodutivo da mulher”, ressalta Alexandre Faisal

 01/08/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

O médico Alexandre Faisal comenta nesta edição sobre a clareza ou não das revistas femininas que tratam da gestação tardia. Para ele, esse objetivo não tem sido atingido pelas publicações. “A idade média para a primeira gestação está crescendo no mundo todo”, comenta.

Pesquisa mostra que o tema fertilidade foi o grande destaque de capa das revistas analisadas. Para Faisal, o problema é que quase não se menciona o risco obstétrico relacionado à idade materna avançada. “Há uma restrição grande em se destacar como é a gestação em idades mais tardias na vida da mulher.”

De acordo com o médico, essas mensagens são muito perigosas porque deixam a impressão de que a gestação pode sempre ficar para uma idade avançada, colocando esse fato como algo natural, não assistido e sem complicações, ” o que não é necessariamente verdade”, destaca. “As revistas femininas vendem um cenário favorável para a gestão tardia e escondem a necessidade da reprodução assistida, doação de óvulos e as complicações obstétricas que eventualmente fazem parte desse momento reprodutivo da mulher. Elas desinformam o público feminino sobre a gestação tardia.”

Ouça no link acima a íntegra da coluna Saúde Feminina.


Saúde Feminina
A coluna Saúde Feminina, com o professor Alexandre Faisal,  no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.