Check-up em excesso em crianças foge da rotina médica e pode não fazer bem

Especialistas argumentam que crianças saudáveis são submetidas a mais exames do que realmente é necessário, o que não traz nenhum benefício

 06/04/2023 - Publicado há 12 meses     Atualizado: 13/04/2023 as 13:25
O atendimento à criança é longitudinal e o ideal é acompanhar a criança desde a sua gestação – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Pedir por exames de rotina, os famosos check-ups, é normal em qualquer ida ao médico. Porém, essa prática é perigosa e não faz parte da rotina quando o assunto é a saúde da criança e do adolescente. Há, atualmente, um aumento no pedido de exames laboratoriais para crianças, bem mais do que o necessário. Diferentemente dos adultos, expor as crianças à radiação ou às triagens desnecessárias é algo a ser muito bem avaliado.

“Cada vez mais se nota crianças saudáveis ou crianças com problemas específicos. Eu vejo, por exemplo, crianças alérgicas que, além dos exames necessários para explorar essa questão e melhor tratá-la, um número enorme de outros exames é pedido”, diz a professora Magda Carneiro-Sampaio, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP e do Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas. 

Ela explica que o check-up da criança já está bem definido. É necessário checar o crescimento físico, desenvolvimento neuropsicossocial, escolaridade, alimentação, entre outros fatores. Primeiro se conversa com os pais, depois se examina, diz a médica. O que acontece é que crianças normais e saudáveis são submetidas a mais exames do que realmente é necessário, o que não traz nenhum benefício. “Médico bom não é médico que pede uma lista interminável de exames. O bom médico é aquele que conversa, que procura entender de fato o que está acontecendo, que continua a pensar em hipóteses a partir do que observa no exame físico e, se necessário, vai pedir alguns exames, chamados de complementares”, lembra Magda.

Quando os exames devem ser feitos?

Filumena Maria da Silva Gomes – Foto: Arquivo Pessoal

O atendimento à criança é longitudinal e o ideal é acompanhar a criança desde a sua gestação. Todo o acompanhamento é muito baseado na conversa com a família e na promoção de um estilo de vida saudável.  “Existem poucos exames que têm evidências que trazem benefícios tanto para o indivíduo quanto para a sociedade”, alerta a médica Filumena Maria da Silva Gomes, pediatra em desenvolvimento infantil do instituto e dedicada à atenção primária. 

Isso não inclui as triagens durante a gestação, lembra Filumena: “Teoricamente, todas as crianças nascidas no Brasil deveriam ser submetidas à triagem neonatal das principais doenças que existem na população”. Exames de tipagem sanguínea, sorologia para identificação de doenças sexualmente transmitidas, teste do pezinho, triagem metabólica, entre outros, são muito importantes. 

Em crianças saudáveis, o que é recomendado é: depois dessa triagem neonatal, a próxima triagem é a de anemia, deficiência de ferro e, depois, apenas aos 10 anos de idade, para achar colesterol e triglicérides. Exames além desses não têm justificativa para serem pedidos. As outras triagens são em grupos de risco, como o raquitismo na prematuridade, crianças portadoras de doenças crônicas, síndrome de Down (problemas de tireoide).

“Não temos tantas triagens para justificar essa quantidade de check-ups de exames feitos, que acabam encarecendo os custos das famílias e da sociedade”, diz Filumena. Os pais precisam conversar com os médicos e questionar o tanto de exames pedidos. Como diz Magda: “A conversa, que a gente chama de anamnese, é importantíssima, porque o pediatra é um educador”. Ele é responsável por orientar hábitos saudáveis, conferir se há distúrbios, problemas de comportamento. 

“O pediatra tem um papel enorme, um papel para a vida toda”, diz a professora. O temor é que esses exames de rotina substituam os exames complementares, e que isso acabe influenciando no diagnóstico de doenças ou distúrbios mais graves e específicos. Outro problema é a falta de contato próximo entre as famílias e o profissional de pediatria e o não estabelecimento de uma relação de confiança. 

 A melhor recomendação 

Magda Maria Sales Carneiro-Sampaio

“O acompanhamento da criança é sempre baseado num tripé de estilo de vida saudável”, diz Filumena. O acompanhamento médico tem que estar voltado a isso: como ela se alimenta, como ela se exercita e como é o seu sono.  A maioria das complicações em crianças tem origem viral, mas se elas têm um estilo de vida saudável, o próprio organismo vai resolver, diz a médica. Os exames laboratoriais vão ser necessários nas complicações, em situações excepcionais. “Com estilo de vida saudável, a maioria das crianças vai bem, usa poucos medicamentos e raramente vai precisar de exames laboratoriais ou radiológicos”, diz. 

Filumena alerta que “não é a rotina do pediatra precisar fazer exames. Como eu falei, as triagens são muito poucas – quando nasce, um ano, 10 anos – e outras triagens, só se a criança tiver alguma questão pessoal, algum problema de saúde específico. Rotina é pouco exame mesmo”.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.