Acesso à informação pública é universal

Portal da Transparência permite que cidadão saiba como é utilizado o dinheiro público

 19/07/2019 - Publicado há 5 anos

A professora Eunice Prudente, em sua coluna desta semana, fala sobre a  Lei de Acesso à Informação (LAI ), um marco regulatório no País. O Brasil é signatário de diversos documentos internacionais a respeito da Lei de Acesso à Informação.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, no seu artigo 19, se refere a informação pública como direito dos cidadãos. A convenção das Nações Unidas contra a corrupção deixa claro que o cidadão tem direito de tomar as medidas necessárias quando diante da falta de informações ou informações erradas sobre a atuação da administração pública.

Ouça a íntegra da coluna Educação e Direitos no player acima.


Educação e Direitos
A coluna Educação e Direitos, com a professora Eunice Prudente, no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP. 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.