Formação gratuita para professores aproxima USP do ensino básico

“Encontro USP-Escola” oferece cursos de atualização gratuitos, além de oficinas e debates; inscrições até 30 de junho

24/06/2019 - Publicado há 5 anos
Professores participam do curso Óptica: Teoria e Experimentos, em uma das edições do Encontro USP-Escola – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Uso de ferramentas digitais, ensino de ciências para estudantes surdos, experiências de óptica, questões de gênero: o próximo Encontro USP Escola traz dezenas de cursos sobre estes e diversos outros temas com foco no professor do ensino básico. Em sua 18ª edição, o evento será sediado na Faculdade de Educação (FE) da USP, em São Paulo, entre os dias 15 e 19 de julho. Todos os cursos são gratuitos e as inscrições ficam abertas até 30 de junho.

+ Mais

Projeto da USP para o ensino básico já capacitou mais de 6 mil professores

Evento integra USP e escola pública para desafios na educação

Além dos cursos de atualização, a programação do USP-Escola inclui palestras, debates e oficinas, atividades multiculturais e interdisciplinares nas quais os professores podem compartilhar suas experiências de sala de aula.

A novidade deste ano são os cursos com cargas horárias variadas. Há cursos de atualização de 40 horas (30 horas de curso e 10 horas de palestras) e de 30 horas (20 horas de curso e 10 horas de palestras), e também cursos de 15 horas que podem ser escolhidos para o período da manhã e para o período da tarde. Há ainda um único curso de difusão de 15 horas.

Paralelamente ao encontro, será realizado também o Seminário de Professores da Escola Pública. Os interessados precisam realizar a inscrição, que é independente da inscrição do USP-Escola.

A coordenação do Encontro USP-Escola é dos professores da USP Mônica Amaral, da Faculdade de Educação, e Yuri Tavares Rocha, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Mais de 6 mil professores passaram pelo USP-Escola ao longo de 12 anos. De 2007 a 2018, foram 5.812 professores atendidos em busca de melhores práticas de ensino, atualização de conteúdos e atividades para a sala de aula. A iniciativa foi criada em 2007 no Instituto de Física (IF) da USP, com o nome de Encontro IFUSP-Escola.

Mais informações: https://uspescolaencontro.wixsite.com/encontrouspescola; e-mail 18encontrofaleconosco@gmail.com