“O cartum é uma arma poderosíssima de opinião”, afirma colunista

O jornalismo opinativo do “The New York Times” também está cedendo às pressões das redes sociais

 24/06/2019 - Publicado há 5 anos

Para o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, é errada a decisão do The New York Times de retirar das suas edições internacionais os cartuns políticos. Ele observa que, em tempos de mídias sociais capazes de, muito abruptamente, aglutinar centenas de milhares de pessoas para criticar alguma coisa considerada politicamente incorreta, muitos veículos passam a ter medo dessa reação e passam a se acovardar. “O cartum é uma arma poderosíssima de opinião. […] É muito seco e contundente e por isso mesmo eficaz. É uma tradição da imprensa ocidental.”

O jornalismo opinativo do The New York Times também está cedendo às pressões das redes sociais. Lins da Silva observa que o editor chefe do jornal está evitando que os seus colunistas principais apareçam em programas de televisão nos quais há troca de opiniões agressivas, “para não atiçar as reações negativas das mídias sociais”, ressalta.


Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção  da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.