Lições do passado poderão orientar na retomada da economia

Professor José Eli da Veiga recomenda que as manifestações em favor de uma retomada sustentável sejam observadas com cuidado

 30/07/2020 - Publicado há 4 anos

Nos dias atuais, estão se proliferando as manifestações de setores da sociedade em prol de uma retomada da economia que seja “verde e descarbonizadora”. “São movimentos sociais, empresários e até alguns políticos. É impressionante!”, observa o professor José Eli da Veiga. Contudo, ele lembra que quem observou o que aconteceu na última crise de 2008, onde surgiram sinais bem parecidos, mantém suas “barbas de molho”. “Eu, particularmente, tenho uma visão levemente pessimista em relação a esses clamores”, admite o colunista.

Em artigo de sua autoria, publicado nesta quinta-feira (30), Chance Verde?, no jornal Valor Econômico, Eli da Veiga lembra que em 2007 o jornalista Thomas L. Friedman, do The New York Times, lançava o slogan Green New Deal, em favor da troca de energias fósseis por renováveis. “Ele dizia, basicamente, que a transição só poderia ser feita através de um conjunto de medidas semelhantes às que foram tomadas por Roosevelt, nos anos 1930, para revitalizar os EUA”, lembra o colunista. Ele também cita o artigo publicado, no mesmo Valor Econômico, do último dia 20 de julho, de autoria do presidente do Conselho de Administração da Suzano, David Feffer, intitulado Chance Verde. O texto de Eli da Veiga é uma espécie de resposta a Feffer, já que o seu título traz um ponto de interrogação.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Sustentáculos.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.