Rádio USP destaca músicos da Orquestra Tabajara

Programa “USP Especiais” mostra a trajetória do mais antigo conjunto musical em atividade no Brasil

 28/05/2019 - Publicado há 5 anos
A Orquestra Tabajara: fundada em 1934, é a mais antiga orquestra popular em atividade no Brasil – Foto: Youtube/Reprodução

No dia 22 de maio, o programa USP Especiais, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentou mais um episódio da série Caminhos Sonoros – Uma Viagem no Tempo na Música Brasileira. Desta vez, o destaque foram os músicos que passaram pela Rádio e Orquestra Tabajara. Entre esses músicos estão Jackson do Pandeiro, Cachimbinho e Zé Bodega, entre vários outros.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

A Orquestra Tabajara foi fundada em 1934 em João Pessoa (PB). Três anos depois, ela foi contratada pela então recém-criada Rádio Tabajara para compor seu elenco. Sob a direção de Severiano Araujo, tornou-se a mais famosa orquestra popular do Brasil. Atualmente é o mais antigo conjunto do gênero em atividade no País.

Com quatro episódios, a série Caminhos Sonoros – Uma Viagem no Tempo na Música Brasileira é uma produção do Grupo de Estudos Radiofônicos do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Os episódios anteriores abordaram o frevo, o choro e a poesia concreta.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.