Pellets de madeira: oportunidade verde para o Brasil

Para evitar os malefícios do aquecimento global, vai ser preciso substituir o combustível vindo do petróleo por outros, menos nocivos. Javier Escobar tratou de uma alternativa, em seu doutorado ganhador do Prêmio Tese Destaque USP na categoria multidisciplinar: Pellets de madeira – que o Brasil pode produzir para exportar para a Europa.

 08/10/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 18/10/2019 as 11:33
Por

Para evitar os malefícios do aquecimento global, vai ser preciso substituir o combustível vindo do petróleo por outros, menos nocivos. Javier Escobar tratou de uma alternativa, em seu doutorado ganhador do Prêmio Tese Destaque USP na categoria multidisciplinar: Pellets de madeira – que o Brasil pode produzir para exportar para a Europa. Em seu trabalho, o engenheiro orientado por José Goldemberg desenvolveu o processo que “limpa” os pellets para que possam ser usados em lareiras. A tese foi feita no Instituto de Energia e Ambiente da USP.
[embedyt] https://www.youtube.com/embed?listType=playlist&list=PLAudUnJeNg4tCbq5nxERw6_h6OA4GTbl8&v=VhfqPBWDFkE&layout=gallery[/embedyt]

O processo de limpeza, na verdade, é uma maneira de transformar biomassa sólida vegetal em energia. Escobar descobriu que o pellets de madeira de eucalipto tem excesso de sal, o que impossibilita a exportação de acordo com os critérios da União Europeia. Se o cloro estiver presente em qualquer processo de combustão, vai se transformar em organoclorados e eles formam as dioxinas, uma das substâncias mais tóxicas já conhecidas. “Traços de dioxina no ambiente são mutagênicos e prejudiciais à saúde humana. E dentro do sistema térmico industrial é corrosiva”, explica o pesquisador que desenvolveu uma patente inédita na área. Para isso, seu trabalho reduziu a fibra da madeira entre 5 a 20 vezes, aumentando a área de contato e facilitando a retirada de inorgânicos.

Sustentabilidade

O mercado de pellets é um produto promissor da Bioeconomia. O Brasil tem aumentado a produção desse material que pode substituir gás natural para uso residencial e pode diminuir a emissão de carbono das termelétricas, por exemplo. “Biomassa tem uma característica que as pessoas não se dão conta: é energia solar solidificada em uma árvore”, explica o físico Goldemberg. O interesse na produção dos pellets há uma década se tornou atrativa para o mercado internacional no uso de lareiras. “Esses pellets substituem o carvão, porque um dos problemas da madeira é o volume”, aponta.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.