Desafio da sustentabilidade exige transdisciplinaridade entre ciências naturais e humanas

Para se estabelecer enquanto valor, a sustentabilidade precisa do conhecimento científico transdisciplinar

02/05/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

O professor José Eli da Veiga destaca que a transdisciplinaridade será a base para a legitimação da sustentabilidade. “Esta legitimação já está ocorrendo, mas não acontecerá, de fato, se não for baseada em ciência”, alerta. E isso exige o domínio de um conhecimento de várias disciplinas. Na opinião do colunista, o grande desafio não está em fazer transdisciplinaridade entre as próprias ciências naturais, como a física, biologia, química. Mas entre as ciências naturais e humanas. “Isso está colocado desde que se consagrou a ideia do desenvolvimento sustentável, nos anos 80 e 90 do século passado”, afirma.

Mesmo considerando difícil avaliar o quanto a transdisciplinaridade avançou, Eli da Veiga observa duas ciências despontando: a da sustentabilidade e a do sistema Terra. “O que nos cabe agora é avaliar o que acontecerá nas próximas décadas.” E, para uma primeira avaliação, o professor recomenda a conversa Ciências e Humanidades Sessenta Anos Depois, que terá lugar no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, no próximo dia 7 de maio, às 15 horas. A data comemora os 60 anos da conferência Two Cultures, que foi proferida por Charles Percy Snow, na Universidade de Cambridge (Reino Unido). “Ele era um cientista e literato que fez uma célebre provocação na época”, conta o colunista. A coordenação do encontro será do professor Eli da Veiga e terá como expositores os professores Ricardo Abramoway (Procam, IEE USP) e Sonia Maria Barros de Oliveira (IGc USP).

Ouça no link acima a íntegra da coluna Sustentáculos.