Taxa de suicídio entre jovens é preocupante

Indivíduos entre 15 e 24 anos apresentam altas taxas de suicídio, ou de tentativas, semelhantes às que atingem pessoas acima de 65 anos

25/03/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Por que um jovem desejaria acabar com sua vida, ou a de semelhantes, no início de sua existência?, pergunta o professor Paulo Saldiva em certo trecho de seu comentário sobre o recente massacre ocorrido numa escola em Suzano, na região metropolitana de São Paulo. Ele atribui parte do problema a um fenômeno que identifica como recente – a falta de sentido ou de esperança em encontrar um espaço ou algo prazeroso nos dias que correm. De resto, observa, a esperança é muito importante para que se continue a viver, e é esse sentimento que faz com que o ser humano consiga sobreviver mesmo nas piores situações ou condições.

Para Saldiva, talvez caiba à escola, a despeito de seus inúmeros problemas e dificuldades, reconhecer a diferença entre uma tristeza passageira e uma profunda desesperança. Acompanhe o comentário da coluna Saúde e Meio Ambiente pelo link acima.