Guilherme Wisnik apresenta a música dos Racionais MC’s

O grupo paulistano de RAP retratou a realidade dos jovens negros e periféricos durante a virada do século

28/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 31/03/2017 as 19:32

cab_wisnik

Acompanhe o comentário do professor Guilherme Wisnik e a música do grupo Racionais MC’s:

logo_radiousp

20161006_racionais_colunistawisnik
Foto: Visual Hunt

Na coluna “Espaço em Obra” desta semana, o professor Guilherme Wisnik encerra os especial de 5 músicas que marcaram a história do Brasil. Para representar os anos 1990 e a transição para os anos 2000, Wisnik escolheu a música “Vivão e Vivendo” do grupo Racionais MC’s. Segundo o professor, os Racionais ilustraram com muita singularidade a realidade do jovem negro e periférico de São Paulo, abordando temas como racismo, exclusão social e, principalmente, a violência que crescia à época.

A canção escolhida pelo professor relata um amanhecer na periferia de São Paulo, com som de carros, tiros, cachorros, um galo e um despertador. O dia narrado em “Vivão e Vivendo” não é muito promissor, ainda mais na cidade onde “vagabundo guarda o sentimento na sola do pé”.