Aluno da USP pode planejar sua carreira com apoio de escritório

Escritório de Desenvolvimento de Carreiras expandirá, em 2019, suas atividades para outros quatro campi da Universidade

26/02/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 14/06/2019 as 11:24
Treinamento para os Escritórios de Carreiras Avançados – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Planejar a carreira desde o início da vida universitária. Esta é a proposta do Escritório de Desenvolvimento de Carreiras (ECar) da USP, associado à Pró-Reitoria de Graduação. O escritório oferece aconselhamento, palestras e oficinas sobre carreiras, mercado de trabalho e serviços relacionados à elaboração de currículo e preparação para entrevistas. Apesar do atendimento priorizar quem está na graduação, os estudantes da pós-graduação também podem participar das atividades. A comunidade externa à USP pode participar de alguns dos eventos promovidos pelo escritório.

O ECar existe desde 2016 e está instalado no campus Cidade Universitária, em São Paulo. A novidade para este ano é a expansão das atividades para a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), campus da USP na zona leste da capital, além de Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos. Chamados de ECar Avançados, os escritórios físicos possibilitarão que atividades coletivas e pessoais sejam realizadas nesses locais.

Estamos trabalhando com os recursos existentes e com a adesão, vontade e competência dos nossos docentes, funcionários e monitores (alunos USP). Em cada ECar Avançado, resolvemos a instalação e alocação de recursos de um modo diferente”, comenta Tania Casado, coordenadora do Escritório de Desenvolvimento de Carreiras e professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, em São Paulo.

As equipes estão participando do treinamento Desenvolvimento de Docentes para Escritórios de Carreiras Avançados. O intuito é replicar a experiência vivida na Cidade Universitária nos outros espaços. O último, realizado no dia 11 de fevereiro, contou com a presença do vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes, e do pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.

Tania Casado, Edmund Chada Baracat e Antonio Carlos Hernandes na palestra de treinamento para instalação de Escritórios de Carreiras Avançados – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Importância do ECar

Para Irene Miura, o direcionamento da carreira já na universidade faz toda a diferença – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Muitos estudantes se sentem inseguros sobre o segmento de atuação no mercado de trabalho. Eles pensam no curso da graduação sem se informar sobre as várias possibilidades de carreira”, afirma Irene Miura, professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP. Para mudar esse cenário, o ECar realiza atividades individuais e coletivas que propiciam o conhecimento pessoal e do mercado.

.

“Esse é o ECar: conhecimento, experiência, envolvimento e muito trabalho de quem quer ajudar os nossos alunos em suas carreiras”, afirma Tania Casado – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Diferentemente das seções de estágio, o Ecar não busca emprego para os alunos. Nossa missão é muito clara: os ajudamos a pensar sobre suas carreiras”, conta Tania. Isso ocorre por meio de palestras, oficinas e aconselhamentos individuais que duram de 6 a 10 sessões. “Trabalhamos desde questões sobre empreendedorismo até o entendimento da cultura de uma organização e testes de personalidade.”

Atendimento individual

Estudantes de todos os oito campi da USP conseguem obter acompanhamento individual. Este, que tem duração de seis a dez sessões, é feito pelos parceiros estratégicos, principalmente, através de chamadas em vídeo. A plataforma permite a flexibilidade de horário e local.

Para cumprir uma demanda tão grande, o ECar conta com o apoio de 50 parceiros estratégicos, ex-alunos da professora Tania com grande experiência profissional na área de carreiras. “Precisamos de profissionais experientes, competentes e com formação alinhada à atuação do ECar para atender os nossos estudantes. Existe um critério de seleção rigoroso”, afirma Tania. Docentes e funcionários da Universidade, os parceiros USP, também contribuem.

Para acompanhar as atividades do Escritório do Desenvolvimento de Carreiras, é só acessar este link.