Desastre de Brumadinho não é consequência de privatização

Atividades de responsabilidade pública geram problemas tanto quanto as privadas, diz especialista

 06/02/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Com o desastre de Brumadinho, o professor Luciano Nakabashi fala no Reflexão Econômica desta semana sobre privatização. O professor diz que, no caso da Vale, muitos falaram que só houve a queda da barragem porque a empresa foi privatizada, mas ele lembra que a Petrobras é uma empresa pública que já apresentou diversos erros, desvio de dinheiro, acidentes de vazamento de petróleo.  

Nakabashi ressalta que há barragens em toda parte do mundo e que a maioria é privada e, mesmo assim, não há relatos de rompimento. Em contrapartida, o professor lembra da ponte que cedeu na Marginal Pinheiros, na cidade de São Paulo, que é de responsabilidade pública, tanto a construção quanto a manutenção.

Para o professor, no caso de um acontecimento como o de Brumadinho, a punição deveria quebrar a empresa. “Todos os bens dessa empresa deveriam ser repassados para uma outra empresa que estivesse disposta a comprar, e a causadora do desastre ainda deveria ser responsável por todas as multas, que também deveriam ser extremamente altas. Essa empresa nunca mais deveria conseguir voltar para o mercado.”

Ouça na íntegra a coluna Reflexão Econômica.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.