Ex-reitor da USP publica livro sobre sua trajetória profissional

“Desafios e escolhas de uma liderança”, de Roberto Lobo em parceria com Maria Beatriz Lobo, será lançado em 28 de novembro

21/11/2018 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 28/11/2018 as 11:20
Arte sobre foto/Editora Labrador

.
Gestor da USP de 1986 até 1993, sendo os quatro primeiros como vice e os três últimos como reitor, Roberto Lobo também teve experiência na área de pesquisa. Sob a perspectiva de contribuir com debates sobre gestão universitária, ciência e tecnologia, Lobo escreveu Desafios e escolhas de uma liderança, em parceria com a esposa e colega de trabalho Maria Beatriz.

“Em boa parte do livro, falo de minha vida e da experiência em nossa USP, com fatos importantes, alguns curiosos e com opiniões francas, e acredito que pode ser uma leitura agradável e instigante”, afirma o ex-reitor.

A publicação, que descreve o percurso trilhado para construir a carreira de experiências profissionais no Brasil e no exterior, terá lançamento no dia 28 de novembro, às 18h30, na Livraria da Vila, localizada à Rua Fradique Coutinho, 515, bairro Pinheiros, São Paulo.

Roberto Leal Lobo e Silva Filho é engenheiro elétrico formado pela PUC-RJ, mestre e doutor pela Purdue University, e pesquisador visitante da Boston University desde 2016. Ocupou cargos importantes nas instituições governamentais Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Ele criou o Laboratório Nacional Síncrotron e ocupou o cargo de primeiro diretor desta instituição, além de ter sido reitor da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Presidiu o Programa Alfa da União Europeia e foi consultor da Columbur, associação da Unesco. Fundou o Instituto Lobo e a Lobo & Associados Consultoria.
.