Colunista explica o que torna um vinho “redondo”

Segundo Mauro Marcelo Alves, a fermentação malolática diminui os índices de acidez do vinho e algumas uvas são naturalmente mais suaves

 20/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 17/10/2016 as 18:01
20161017_camenere_colunistamarcelo
Foto: kirilko – Visual Hunt

Na coluna “Um brinde de conhecimentos” desta semana, Mauro Marcelo Alves explica o que faz um vinho ser redondo, como dizem os apreciadores. Segundo ele, isto acontece quando a adstringência dos taninos e a acidez do vinho não monopolizam o paladar.

Alves esclarece que alguns tipos de uva favorecem naturalmente a sensação em questão: Malbec e Carménère são bons exemplos por conta do alto teor de açúcar e da baixa concentração de taninos. Outra maneira de diminuir a acidez é através da fermentação malolática, na qual o ácido málico é convertido em ácido lático.

Ouça a coluna completa:

Logo da Rádio USP

logo_radiousp

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.