Colunista explica frase recorrente em rótulos de vinhos

“Contém sulfitos” ou “Contains sulfites” está presente na maioria dos contrarrótulos das garrafas no mercado

13/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 17/10/2016 as 17:41
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Foto: Visual Hunt

Na coluna desta semana, Mauro Marcelo Alves explica o que significa uma frase que esta presente em praticamente todas as garrafas de vinho: “contém sulfitos”. Segundo ele, trata-se do dióxido de enxofre (SO2) que, apesar de lembrado por seu mau cheiro, é o aditivo químico mais utilizado na produção dos vinhos e tem fundamental importância para impedir a proliferação de fungos e bactérias, além de proteger contra a oxidação prematura. O composto é utilizado há muito tempo e, em concentrações adequadas, não causa nenhum prejuízo à saúde. Quando empregado em grandes quantidades, pode causar a famosa dor de cabeça do dia seguinte.

Acompanhe a coluna completa:

logo_radiousp