Instituto Oceanográfico recebe Prêmio Recepção Legal 2018

Distinção, concedida pela Pró-Reitoria de Graduação, distingue as unidades que promoveram as melhores semanas de recepção aos calouros

25/10/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 18/12/2018 as 13:55
(Da esq. p/ dir.) O pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat; a diretora do IO, Elisabete de Santis Braga da Graça Saraiva; e o vice-reitor da Universidade, Antonio Carlos Hernandes, na cerimônia de entrega do prêmio – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Instituto Oceanográfico (IO) foi o vencedor do prêmio Melhor Semana de Recepção aos Calouros 2018. A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) ficou em segundo lugar e a Escola de Engenharia de Lorena (EEL), em terceiro.

A distinção é concedida anualmente pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e homenageia a unidade e o centro acadêmico que organizaram a melhor programação de atividades para receber os novos estudantes da Universidade.

Também foram conferidas menções honrosas a 30 unidades que enviaram à PRG os relatórios das atividades desenvolvidas durante a Semana.

Além da placa de Semana de Recepção aos Calouros 2018, o IO também recebeu um prêmio no valor de R$ 4 mil, para a aquisição de equipamentos de informática para o uso dos alunos de graduação, e passa a abrigar, por um ano, a escultura itinerante da artista plástica Carmela Gross, especialmente criada para simbolizar os princípios acadêmicos da Universidade que são difundidos durante a Semana de Recepção aos Calouros: humanismo, excelência, universalismo e solidariedade.

A cerimônia de premiação foi realizada no dia 25 de outubro, na sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria. As placas e os diplomas foram entregues aos contemplados pelo pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.

A Semana de Recepção aos Calouros aconteceu entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

“Esta premiação vai ao encontro daquilo que a Universidade mais preza que é o acolhimento estudantil. O conjunto de atividades desenvolvido durante a Semana foi proposto espontaneamente por nossa comunidade e incluiu desde noções de salvatagem, fotografia e pintura até visitas a laboratórios e navios”, destacou a diretora do IO, Elisabete de Santis Braga da Graça Saraiva.

O vice-reitor Antonio Carlos Hernandes destacou que “a graduação é o ponto-chave desta Universidade. A formação acadêmica é o que nos dá a conexão com a sociedade e, dessa forma, o reconhecimento das atividades de recepção aos calouros é fundamental. A chegada dos novos alunos é o momento da renovação da Universidade”.

Instituída em 1998, a Semana de Recepção aos Calouros marca o início do ano letivo e foi criada com o objetivo de incentivar as unidades a promoverem uma melhor integração entre alunos novos e veteranos. Nesse período, as aulas regulares são substituídas por atividades como gincanas, oficinas, palestras, campanhas educativas e ações sociais. Neste ano, a semana aconteceu entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março, com a campanha “Veterano, violência não se conjuga”.

A campanha deste ano teve como tema “Veterano, violência não se conjuga” – Fonte: PRG