Comunidade universitária tem acesso à rede wi-fi nos campi da USP

Antenas foram instaladas para permitir aos usuários acesso gratuito à rede “eduroam”

24/10/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 18/12/2018 as 13:55
As áreas cobertas pelas antenas são identificadas por meio de placas, como a instalada no Instituto de Física, em São Paulo – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

A USP está expandindo o acesso de alunos, professores e servidores técnicos e administrativos à rede wi-fi (ou rede sem fio) nos espaços externos da Universidade.

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), em parceria com a Superintendência do Espaço Físico (SEF) e as Prefeituras dos campi, está instalando antenas que permitem aos usuários acesso gratuito à rede wi-fi eduroam (education roaming) nas áreas externas dos prédios dentro dos campi da USP.

“Fizemos um estudo técnico que garantiu a aquisição de antenas outdoor para fornecer conectividade com alta velocidade e disponibilidade contínua a muitos usuários simultaneamente. Em conjunto com a Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária, foram avaliados os locais de grande circulação de pessoas a fim de estabelecer prioridades para instalação das antenas”, explica o superintendente da STI, João Eduardo Ferreira.

Na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, em São Paulo, foram instaladas 14 antenas, com alcance de aproximadamente 150 metros cada, garantindo disponibilidade de acesso à rede nas áreas mais frequentadas do campus.

Além dessas, foram instaladas três antenas na área da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), duas no campus de Ribeirão Preto, nove em São Carlos, três em Bauru e duas no campus de Pirassununga.

Segundo Ferreira, a próxima etapa do projeto prevê a aquisição de mais 100 antenas para cobrir toda a área externa dos campi da USP, incluindo capital e interior. A previsão para o término da implantação é no primeiro semestre de 2019.

Para acessar a rede wi-fi outdoor na USP, o usuário deve utilizar o número USP acompanhado de @usp.br, utilizando a mesma senha única do USPdigital.

Mapa de localização das 14 antenas instaladas na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira – Imagem: Arte jornal.usp.br